Curitiba debate política de saúde

Curitiba terá um fim de semana de discussões sobre saúde. Nesta sexta-feira (26) cerca de 200 pessoas se reuniram no Hotel Interpalace para debater o assunto que será, também, tema de conferência municipal no sábado e domingo, no Colégio Estadual do Paraná.

As discussões no Interpalace são uma preparação para a 8ª Conferência Municipal de Saúde, que vai reunir, no Colégio Estadual mais de 700 pessoas para debater o Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos. São 600 delegados representantes de gestores, prestadores e usuários de serviços de saúde e 120 observadores.

A 8ª Conferência Municipal de Saúde de Curitiba será aberta às 19h desta sexta-feira (26) e só termina na tarde de domingo, com o tema "Participação Popular na Construção de um Viver Saudável".

Pré-conferência – Saúde do trabalhador e saúde ambiental são tema da pré-conferência. O objetivo, explica Eliane Chomatas, membro do Conselho Municipal de Saúde, é discutir o documento base, a ser encaminhado ao Conselho Nacional. "O documento vai traçar as políticas de saúde do trabalhador no município e encaminhar propostas para a etapa estadual e nacional da Saúde do Trabalhador", afirma.

A abertura da pré-conferência foi feita por representantes de todos os segmentos. O primeiro grupo apresentou os resultados do avanço na área da saúde, desde a última conferência em 2003. Moacir Gerolomo, diretor do Centro de Saúde Ambiental, apresentou a síntese do documento base proposto pelo Conselho Nacional de Saúde. Em seguida, foram realizados trabalhos em grupo com os participantes.

Logo depois, foi iniciado o processo eleitoral para eleger os representantes de Curitiba na Macro Conferência Regional de Saúde do Trabalhador. A pauta desta sexta-feira inclui ainda saúde ambiental, perspectivas no enfrentamento de doenças sexualmente transmissíveis, DST/Aids e saúde da mulher, com discussão sobre política pública e gênero, e atendimento especializado em Curitiba.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo