O sistema de compras eletrônicas da Prefeitura, o e-compras Curitiba, recebeu o Prêmio Inovação em Governo Eletrônico. Concedido pela empresa Plano Editorial, que publica os jornais Informática Hoje e Telecom e a newsletter Ti & Governo, o prêmio é entregue aos projetos de tecnologia de informática na área pública considerados mais inovadores e avançados.

continua após a publicidade

A seleção foi feita por uma comissão julgadora composta por consultores e especialistas em governo eletrônico de instituições como a Fundação Getúlio Vargas e a PUC. A entrega do prêmio está marcada para o dia 15, data de lançamento do Anuário TI & Governo 2005.

O site www.e-compras.curitiba.pr.gov.br foi escolhido na categoria "e-administração pública", concorrendo com 52 outros projetos de governos de todo o Brasil. Segundo o comunicado enviado à Secretaria Municipal da Administração e ao Instituto Curitiba de Informática (ICI), responsáveis pela administração do sistema, a escolha premiou o "caráter inovador, a relevância social e o envolvimento de recursos humanos no projeto".

"O e-compras de Curitiba é mais ágil que a maior parte dos sistemas de compras eletrônicas existentes", afirma o coordenador de internet do ICI, Fernando Sbrissia. A diferença, explica, é que em Curitiba o processo é único e começa no Sistema de Gestão Pública da Prefeitura (SGP). É através do SGP que os departamentos das secretarias e órgãos municipais fazem a requisição dos produtos que precisam. Automaticamente, o próprio sistema encaminha o pedido para o e-compras, definindo a modalidade em que se enquadra: dispensa de licitação ou pregão eletrônico.

continua após a publicidade

Assim que a compra é feita a informação é devolvida automaticamente para ao SGP, para que seja providenciado o empenho dos recursos e finalizada a aquisição. "Nos outros lugares, o processo é separado e os departamentos têm que repetir duas vezes o mesmo procedimento para realizar a compra", diz Sbrissia.