O Cartão Transporte já facilita a vida de 620 mil passageiros da Rede Integrada de Transporte (RIT). Quem ainda não tem o cartão pode fazê-lo de graça e na hora, na central da URBS, que fica na Estação Rodoferroviária, ou nos postos de atendimento das Ruas da Cidadania da Matriz, Boa Vista, Carmo, Fazendinha e Pinheirinho. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
O número de usuários do sistema de bilhetagem eletrônica não pára de crescer. No primeiro trimestre deste ano foram emitidos 42 mil novos cartões, uma média de 500 novos usuários por dia.
Depois do cartão pronto, a compra de créditos pode ser feita pessoalmente na URBS ou pela internet. O usuário emite uma guia pelo computador, no site da prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br) e paga o valor direto nas agências bancárias. Em seguida, o passageiro pode carregar os créditos no cartão em qualquer um dos 161 carregadores disponíveis em terminais de ônibus e estações-tubo.
A central telefônica 156, que atende 24 horas por dia, todos os dias da semana, também está à disposição dos usuários para mais informações. Pelo telefone, o passageiro confere a lista de documentos necessários e tirar dúvidas com os atendentes.
Números
Do total de 620 mil cartões da RIT, 120 mil pertencem a pessoas com mais de 65 anos, que têm direito garantido ao transporte coletivo gratuito. O mesmo vale para cerca de 30 mil deficientes carentes. Outros 23 mil cartões especiais são utilizados por estudantes com direito ao meio-passe e 15 mil de operadores do sistema, como motoristas, cobradores e fiscais. O restante – 440 mil cartões – são de passageiros pagantes.