O prefeito Beto Richa ofereceu um café da manhã aos representantes no Brasil do Japan Bank for International Cooperation (JBIC), instituição financeira mantida pelo governo japonês que oferece apoio a projetos de desenvolvimento de outros países. O objetivo foi reforçar o diálogo com o Japão, iniciado na visita àquele país realizada pelo prefeito em setembro.
Além do representante chefe do banco no Brasil, Takketoshi Aikawa, e de um de seus diretores, Alexandre Kenji Tsuchiya, também participaram do café da manhã o governador Roberto Requião, o secretário estadual da Indústria e Comércio, Virgilio Moreira Filho, o secretário municipal de Finanças, Luiz Eduardo da Veiga Sebastiani, e os presidentes da Urbs, Paulo Schmidt, e do Ippuc, Clodualdo Pinheiro Junior.
Propostas
Beto Richa apresentou diversos projetos de Curitiba nas áreas de infra-estrutura, meio ambiente e transporte. Ele destacou a importância do estreitamento das relações culturais e comerciais com os japoneses e, assim como fez na recente viagem ao Japão, foi claro ao falar que Curitiba acredita que os projetos apresentados poderão receber apoio do governo e de instituições financeiras daquele país. "Buscamos informações para cooperação técnica e parcerias. Acreditamos que os nossos projetos poderão despertar o interesse de investimentos por parte do Japão", afirmou o prefeito.
O governador Requião também propôs a ampliação das parcerias com o banco para o desenvolvimento da Região Metropolitana, com foco em Curitiba, e destacou os projetos já existentes na área de saneamento e que contam com o apoio do governo japonês. "A idéia, hoje, é o desenvolvimento dos municípios e devemos apostar na multipolarização", disse.
O chefe do banco no Brasil, Takketoshi Aikawa, disse que existe interesse mútuo tanto do Brasil quanto do Japão em estreitar as parcerias e se mostrou favorável à ampliação dos financiamentos para o desenvolvimento de infra-estrutura urbana e tecnologia na Região Metropolitana, em especial em Curitiba.