Cúpula reforça movimento por mudança na administração da internet

Brasília ? Atualmente, todos os endereços de páginas eletrônicas do mundo são administrados, em última instância, pela Corporação para a Atribuição de Nomes e Números na Internet (Icann, pela sigla em inglês). Trata-se de uma instituição privada sem fins lucrativos, sediada na Califórnia, Estados Unidos.

Ano passado, a administração da internet pela Icann foi criticada durante a Cúpula da Sociedade da Informação, em Genebra, na Suíça. Alguns países exigiram que a rede fosse gerida por uma nova entidade internacional, que seria ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os vários governos que pediram a mudança, estavam China, Brasil, Índia e Quênia.

A Casa Branca foi contra a proposta. Mas acabou sendo aprovado um grupo de trabalho para discutir o assunto. À época, os representantes da sociedade civil comemoraram. ”Infelizmente a proposta de mudança não foi aprovada de imediato, mas não deixa de ser uma pequena vitória, ao obrigar o governo dos EUA a discutir o tema”, afirmou Sally Burch, diretora executiva da Agência Latino-Americana de Informação e integrante da campanha internacional Direito à Comunicação na Sociedade da Informação (Cris, pela sigla em inglês).

Os resultados da discussão do grupo de trabalho criado ano passado foram incorporados no documento final, com propostas, encaminhado para a segunda fase da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, que está em curso em Túnis, capital da Tunísia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo