Rio de Janeiro – O Ministério da Cultura quer apoiar a viabilização do museu e da fundação Oscar Niemeyer, obras que serão construídas pela prefeitura da cidade de Niterói (RJ).
Embora tenha afirmado não saber se o apoio prevê o repasse de recursos aos projetos, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, salientou que a pasta ?está em apoio permanente" ao conjunto de obras do arquiteto na cidade.
A previsão da prefeitura é que o museu e a fundação estejam concluídos até 15 de dezembro, quando Niemeyer completa 100 anos de idade.
Gil participou nesta quinta-feira (5) da inauguração do Teatro Popular, a sexta obra projetada pelo arquiteto em Niterói. A ministra do Turismo, Marta Suplicy, também esteve presente à cerimônia.
Durante a solenidade, Gil lembrou que há muitos anos Niemeyer deu início ao conjunto de intervenções na cidade, obras situadas no Caminho Niemeyer. ?Esse conjunto é todo articulado em uma perspectiva estética, urbanística, social e cultural de atendimento a todas essas áreas".
Em relação ao teatro inaugurado nesta quinta-feira, o ministro disse que a obra tem importância não só para o estado do Rio de Janeiro como para todo o Brasil. ?Ele [Niemeyer] tem muito dessa coisa de abrir os espaços, devassando-os para a penetração popular. Essa é uma característica dele, a preocupação profunda de integração com a comunidade, com a sociedade".