O distrito de Juvinópolis recebe nos dias 15 e 16 de setembro as ações do projeto "Cultura Cidadã", realizado pela Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria da Cultura. As primeiras edições do projeto aconteceram nos bairros Floresta, Pacaembu e Guarujá. Desde maio deste ano, o "Cultura Cidadã", promove o resgate das produções culturais dos bairros periféricos de Cascavel.

continua após a publicidade

Como explica o secretário da Cultura, Julio Cesar Fernandes, o trabalho se baseia em um conceito: mobilizar o público do município em torno da arte e da cultura; interagir em espaços e relações com sujeitos culturais em um propósito comum; garantir visibilidade e reconhecimento da cultura local e articular uma rede de trabalho cultural local e regional. "O projeto vem contribuindo para a mobilização de todas as comunidades envolvidas", complementa o diretor de difusão cultural da Secretaria da Cultura, Wanderlei dos Anjos.

Ele observa que a implantação do Cultura Cidadã foi uma demanda da própria comunidade. "A idéia é de descentralizar as ações, tirar dos espaços que são referência e levar para outros, permitindo que outras pessoas também fiquem cientes do que está acontecendo. E assim, produzir uma interação por meio da cultura local, para que a própria comunidade se enxergue e se valorize", complementa Wanderlei.

Em Juvinópolis, as ações começam na sexta-feira (15), às 10 horas, Salão Paroquial, com a exibição do filme "A Era do Gelo II". Às 15 horas, a Associação Cultural Amigos da Arte/Grupo de Teatro Pau e Pedra apresenta o espetáculo "Democracia".

continua após a publicidade

No sábado (16), em frente ao Salão Paroquial, das 14 às 18 horas, serão realizadas as atividades do Palco do Povo, com apresentação de talentos locais; Biblioteca Cidadã, com o Ônibus Biblioteca; lazer e cidadania com o Expresso do Lazer; Ciranda das Cores, exposição da Associação dos Artistas Plásticos de Cascavel (Aaplac); Estação Cultura, com oficinas de arte; Rock Cidadão, com apresentação da banda do Colégio Ideal e apresentação da Orquestra Filarmônica Oficina, do Colégio Santa Maria, dentro do projeto Concertos para o Cidadão.