O governo cubano está aplicando um "novo conceito" em agricultura para "colocar toda a terra em exploração e aperfeiçoar a comercialização", divulgou nesta segunda-feira (31) um noticiário de televisão local.
Segundo a informação, Delegações Municipais da Agricultura estão sendo construídas em todo o país para "enfrentar e eliminar as ilegalidades, tornar-se laboratório de toda a base cientifica de cada município, preparar e capacitar o capital humano necessário".
"Na constituição destas diretrizes, foram levadas em conta áreas cultiváveis, população e formas de produção estatais, do setor cooperativo e camponês de cada município", explicou a emissora de TV.
O governo cubano está empenhado em um processo de reestruturação agrícola que tem como principal objetivo o aumento da produção para substituir as importações de alimentos, consideradas despesa custosa sobre o orçamento nacional. Para tanto, uma série de medidas de estímulo aos trabalhadores, como aumentos nos pagamentos de tarifas estatais aos produtores, estão sendo aplicadas.