CTNBio tenta votar milho transgênico novamente

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) incluiu mais uma vez na sua pauta a votação da liberação comercial de uma semente transgênica de milho, produzida pela Bayer. A avaliação do processo, apresentado à CTNBio em 1998, está prevista para ser amanhã à tarde, durante a reunião da plenária. Por força de uma determinação judicial, a reunião será aberta ao público. Nesta terça-feira (15), a Justiça Federal do Distrito Federal determinou que todas as reuniões da comissão sejam abertas, até o julgamento final da ação movida pelo Ministério Público Federal.

Na manhã desta terça-feira foi realizada uma reunião do grupo Vegetal e Ambiental. Dos 32 processos para liberação planejada no meio ambiente (a pesquisa de campo), 8 foram analisados e 3, liberados.

Esta não é a primeira vez que a pauta da CTNBio inclui a votação da liberação comercial do milho transgênico desenvolvido pela Bayer. No fim do ano passado, o tema deveria ser analisado. Mas a votação foi suspensa, por força de uma determinação judicial que condicionava a votação à realização prévia de uma audiência pública. A audiência foi realizada este ano.

Na reunião seguinte, há dois meses, o assunto estava novamente previsto para ser votado. Mas a reunião foi adiada, porque representantes da sociedade civil pleiteavam acompanhar a reunião. Uma ação foi movida, a reunião, no mês passado, foi aberta, mas a apreciação do milho transgênico foi adiada para este mês.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo