CSN tem nova rodada de negociação para evitar greve

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) continua negociando com o Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda e Região para tentar evitar a primeira greve da empresa em 17 anos. A direção da siderúrgica e os representantes dos trabalhadores devem se reunir, "a qualquer momento", afirmou esta manhã o presidente do sindicato, Renato Soares Ramos. Os empregados da CSN permanecem em estado de greve desde sexta-feira.

As negociações estão sendo retomadas após ter terminado sem acordo uma reunião de cinco horas de duração, iniciada ontem às 20 horas e encerrada na madrugada desta quarta, por volta de 1 hora. A direção da CSN apresentou duas contrapropostas, negadas pelos trabalhadores, que apresentaram uma alternativa à reivindicação inicial de reajuste pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC, de 3,44%), mais 6% de aumento real e 33% de reposição por perdas salariais.

Os trabalhadores pediram 10% de aumento real e R$ 3 mil de abono após terem recebido a última proposta da CSN na reunião de ontem, que inclui reajuste pelo INPC mais 2% de aumento real e R$ 1 mil de abono em junho. Após assembléia realizada nesta manhã, os empregados da CSN decidiram retomar as negociações. Além dos 8 mil funcionários de Volta Redonda, os 500 trabalhadores da mina Casa de Pedra, em Minas Gerais, pertencente à CSN, permanecem em estado de greve. Ramos afirma que se não houver acordo, "a greve não passa desta quarta".

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo