O Cruzeiro é o campeão mineiro de 2006. A equipe conquistou o título neste domingo ao vencer o Ipatinga por 1 a 0, no Ipatingão. O gol foi do armador Wagner, aos 45 minutos do primeiro tempo. Com a vitória, o Cruzeiro superou a vantagem do Ipatinga, que fez melhor campanha na primeira fase e jogava por dois resultados iguais. Na primeira partida da decisão, na quarta-feira, os dois times empataram em 1 a 1.
O Cruzeiro foi melhor em todo o primeiro tempo, mas perdeu muitos gols. A compensação veio no último minuto. O lateral-esquerdo Júlio César cruzou, Élber cabeceou na trave, mas Wagner aproveitou o rebote e fez o único gol da partida.
No segundo tempo, o Ipatinga jogou mais tempo no ataque e esteve perto do empate, resultado que lhe daria o título. A equipe, no entanto, falhou nas finalizações. Aos 35 minutos, Diego Silva acertou a trave de Fábio. Aos 42, o Ipatinga chegou a marcar, mas o árbitro Álvaro Quelhas anulou o gol, por causa de um toque de mão na área.
A perda do título teve gosto amargo para o Ipatinga, que, além da melhor campanha, estava invicto até a decisão. Para o Cruzeiro, o sabor foi de revanche. Em 2005, o time do Vale do Aço foi campeão mineiro pela primeira vez com uma vitória sobre os cruzeirenses, em pleno Mineirão. "Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Ano passado foi uma fatalidade. Este ano, está aí, na casa deles, para eles sentirem o que a gente sentiu no ano passado", afirmou o zagueiro Edu Dracena, do Cruzeiro, após a partida.
O título foi o 33.º do clube na história do Campeonato Mineiro, o que o aproxima do maior rival, o Atlético, que tem 38 conquistas estaduais.