Depois de uma semana marcada pela dispensa de atletas e o anúncio de uma "linha-dura" na Toca da Raposa, o Cruzeiro entra em campo neste domingo (27) disposto a conquistar sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro. O time enfrenta o Paraná, às 18h10, no Mineirão, pela terceira rodada da competição, e tenta se recuperar da derrota em casa para o Corinthians (3 a 0), na última rodada.
O Cruzeiro soma apenas um ponto em seis disputados. A maior pressão parte da própria diretoria do clube. Após o desligamento dos laterais Gabriel e Fábio Santos e do zagueiro André Luís, o presidente do clube, Alvimar de Oliveira Costa, avisou que outras dispensas deverão ocorrer caso persista a apatia em campo.
"Ser derrotado brigando, se dedicando de corpo e alma é uma coisa. Você ser derrotado de forma bisonha, sem brio, sem doação dos jogadores, realmente revolta. Os jogadores estão na marca do pênalti", disse Alvimar. "Acho que está faltando é um pouquinho mais de doação, envolvimento e comprometimento, e espero que já aconteça no próximo jogo, senão outras cabeças rolarão.
Já o vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Zezé Perrella, chegou a dizer que poderá contratar detetives para vigiar os "baladeiros" do grupo.
Em meio ao clima de cobrança, o técnico Dorival Júnior pediu à torcida um voto de confiança. "O trabalho não se mede apenas por alguns resultados. Acho que o Cruzeiro tem capacidade para reverter o quadro", disse.
O time que entra em campo terá cinco novidades em relação à última partida: os laterais Jonathan e Anderson – que substituirão os dispensados Gabriel e Fábio Santos -, o volante Charles, o meia Leandro Domingues e o atacante Guilherme.
Eles terão pela frente uma equipe que joga pela primeira vez sob o comando do técnico Pintado e que não poderá contar com um dos maiores destaques da equipe na Libertadores, o meia Dinelson, que rescindiu seu contrato na última sexta-feira.
Ele tinha contrato por empréstimo até o fim do ano e voltou ao Corinthians, clube que detém seu vínculo, mas deve jogar o Brasileirão pelo Flamengo. Por causa de uma lesão no tornozelo, ele havia ficado de fora dos dois primeiros jogos da equipe na competição.
Pintado decidiu manter o esquema de três zagueiros implantado por Zetti, que foi para o Atlético Mineiro. "Acredito que a maneira boa de jogar é aquela que resulta em vitória", disse, lembrando que a equipe começou a terceira rodada na vice-liderança, atrás do Atlético Parananese no saldo de gols.
A única alteração em relação ao time que venceu as duas primeiras partidas é o retorno do volante Beto, capitão do time, no lugar de Xaves. Recuperado de uma lesão no pé direito, ele não se cansa de elogiar o grupo. "Em termos de conjunto temos um grupo formado no início do ano, com base no ano anterior, e os resultados estão aparecendo", afirmou.
Ficha técnica
Cruzeiro: Lauro; Jonathan, Léo Fortunato, Gladstone e Anderson; Paulinho Dias, Charles, Ricardinho e Leandro Domingues; Araújo e Guilherme. Técnico: Dorival Júnior
Paraná Clube: Flávio; Daniel Marques, Toninho e Luiz Henrique; Parral, Beto, Adriano, Joelson e Márcio Careca; Josiel e Vinícius Pacheco. Técnico: Pintado
Árbitro: João Alberto Gomes Duarte (RN)
Horário: 18h10
Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte