Cruzamento de dados evita pagamento indevido de benefícios

A sugestão da servidora municipal Sonia Regina da Maia Felchack está ajudando a Prefeitura a economizar tempo e recursos públicos. A idéia, simples mas eficiente para evitar o pagamento de benefícios indevidos a pensionistas e aposentados foi uma contribuição oferecida através do programa Banco de Idéias da Secretaria Municipal de Recursos Humanos.

Sônia propôs o cruzamento do banco de dados das secretarias municipais de Recursos Humanos e Meio Ambiente – responsável pela administração do serviço funerário municipal – e do Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba (IMPC). A otimização da informação entre os três setores permite detectar com rapidez e facilidade os pagamentos que devem ser suspensos devido à morte do aposentado ou do pensionista.

"A colaboração de Sônia no Banco de Idéias garantiu uma racionalização administrativa que traz economia ao município e agilidade aos processos cadastrais", diz o secretário municipal de Recursos Humanos, Arnaldo Bertone.

O novo procedimento começou a ser implantado em maio e não exigiu qualquer investimento por parte da Prefeitura, apenas a reorganização da metodologia de trabalho. Assim, quando o Serviço Especial do Meio Ambiente (MASE) registra a morte de um servidor aposentado ou de um pensionista, os dados são automaticamente enviados para o IPMC que bloqueia o pagamento do benefício.

A participação dos servidores municipais na administração da cidade é uma das prioridades do prefeito Beto Richa. Segundo Bertone, a Prefeitura planeja a ampliação do Banco de Idéias para os demais órgãos da Prefeitura para incentivar a adesão de um número maior de servidores.

"São os agentes públicos que, no dia a dia de suas funções, detectam os processos que funcionam e aqueles precisam ser corrigidos", diz.

Incentivo

O Banco de Idéias é um programa da secretaria municipal de Recursos Humanos que incentiva o servidor a dar sugestões capazes de contribuir para a melhoria das condições de trabalho dos colegas ou para assegurar ganhos para a população em geral, por meio da excelência dos serviços prestados pela Prefeitura.

Sônia é gerente do núcleo central da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e há 13 anos trabalha para o município. A idéia da servidora surgiu como alternativa para um problema vivenciado pela mãe, que recebe pensão pelo IPMC. "Ela estava doente, com dificuldades para locomoção e assim mesmo precisou fazer o recadastramento para comprovar que estava viva, com direito a receber o benefício", contou Sonia.

A solução encontrada pela servidora eliminou a necessidade do recadastramento. A interligação entre os sistemas permite a identificação dos falecimentos registrados na cidade. "Me sinto valorizada e satisfeita pela oportunidade de poder contribuir na administração da cidade", disse Sônia que já pensa em inscrever uma nova sugestão.

Desde que foi criado, em julho de 2003, o Banco de Idéias já recebeu mais de 100 sugestões. Dezenove delas foram colocadas em prática e outras 14 estão em análise. "São recusadas apenas aquelas que não têm condições de serem implantadas", explica a coordenadora do programa de Banco de Idéias, Eliane Alves Lopes.

Para Eliane, todas as idéias são grandes contribuições. "Às vezes, o que parece uma pequena mudança de procedimento, pode representar um grande avanço. Como exemplo, ela cita a criação de um sistema de comunicação interna dos servidores da secretaria, sugerido pelo servidor Edmilson Chaves.

O sistema permite a troca de informação entre os servidores por meio da tela do computador. Sem precisar sair do seu local de atuação, o servidor conectado ao reymbox, como é chamado o sistema, economiza tempo e recursos públicos, uma vez que dispensa o uso do telefone.

Para depositar uma sugestão no Banco de Idéias, é preciso que o servidor acesse a página da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, na internet, apresente os dados pessoais e descreva a idéia e o objetivo. A avaliação é feita por uma comissão da secretaria que no período de 40 dias avalia as possibilidades de transformar uma sugestão em realidade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo