O candidato do PDT à Presidência da República, Cristovam Buarque ficou curioso para saber como os gaúchos conseguem servir churrasco a mais de mil pessoas de uma forma sincronizada. "Eu quis conhecer a churrasqueira ontem à noite, no CTG Lalau Miranda, em Passo Fundo, mas não deu tempo. Fiquei impressionado", disse, por telefone.

continua após a publicidade

Cristovam percorreu hoje seis municípios da região do Alto Jacuí no Norte do Rio Grande do Sul. Municípios pequenos, de emancipação recente, que se caracterizam pela colonização alemã e italiana. A carreata entre uma cidade e outra, acompanhada de cerca de 40 veículos, começou em Ernestina, por volta de 9h30, a 20 quilômetros de Passo Fundo, onde o candidato passou a noite.

Em cada cidade, acompanhado do candidato do PDT ao governo do Estado, Alceu Collares, era recepcionado por militantes trabalhistas. O churrasco elogiado por Cristovam foi repetido no almoço, no município de Quinze de Novembro.

Apesar da mobilização na região, a campanha ainda está tímida, segundo avaliou o líder da bancada do PDT na Assembléia Legislativa, deputado Giovani Cherini, que acompanha a agenda do presidenciável no RS. "As pessoas estão despertando agora para a eleição. Quase não há material nas ruas", completou.

continua após a publicidade

Buarque passou por Ernestina, Tio Hugo, Tapera, Ibirubá e Quinze de Novembro pela manhã. À tarde seguiria roteiro por Cruz Alta, Tupanciretã e Santa Maria. Ele retorna depois a Porto Alegre, onde, no domingo, tem uma caminhada no Brique da Redenção.