O ministro-chefe de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, informou que a crise aérea foi tratada "en passant" pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a reunião ministerial, que durou quase quatro horas. Segundo ele, o presidente disse que a crise é grave e que preocupa o governo. "O presidente não disse nada que não tenha dito no ‘Café com o Presidente’ (programa de rádio semanal). O ‘Café com o Presidente’ resumiu o espírito do presidente, porque ele falou mais do que na reunião ministerial", contou Martins.

continua após a publicidade

Segundo ele, o presidente Lula teve uma reunião pela manhã com o ministro da Defesa, Waldir Pires, e com o comandante da Aeronáutica brigadeiro Juniti Saito, na qual "pediu tarefas" para a reunião, que acontecerá esta tarde. Martins informou que ainda não há um horário definido, mas a reunião deve ocorrer entre 15h e 16 horas. Participarão da reunião o vice-presidente José Alencar, o ministro da Defesa, Waldir Pires, os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Casa Civil, Dilma Rousseff e o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. "Esta reunião é que será para tomar decisões. A reunião de hoje cedo foi uma reunião preparatória para a da tarde", disse Martins.

Em relação à reunião ministerial, Franklin Martins disse que serviu "para botar os ministros novos no time antigo". Ele disse que a reunião, nas palavras do próprio presidente, serviu para as pessoas se conhecerem.

continua após a publicidade