Todas as crianças brasileiras que nascerem a partir de janeiro de 2005 vão ganhar a caderneta de saúde. O Ministério da Saúde mudou o antigo cartão da criança,que trazia dados sobre as vacinas aplicadas, ampliando o número de informações do documento. A caderneta permite o acompanhamento da saúde de todas as crianças com até 10 anos de idade.
A nova caderneta vai trazer dados sobre o recém nascido desde a gravidez, o parto, até as condições de saúde da mãe após o nascimento da criança, além de informações sobre tamanho do cérebro, peso, idade, curva de crescimento, ocorrências de doenças e tratamento, suplementação de ferro e vitaminas e calendário de vacinação.
De acordo com a coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Alexia Luciana Ferreira, a idéia é melhorar o acompanhamento das condições de saúde da criança. "Nosso interesse é que a caderneta seja um instrumento de trabalho. Que tanto o profissional de saúde coloque no documento o seu saber sobre a saúde da criança, quanto a mãe leve ao médico a história dos cuidados com o filho", explicou Alexia.
Ela informou que a nova caderneta traz ainda dicas sobre alimentação saudável, saúde e prevenção de acidentes. "A idéia é que a caderneta ajude a prevenir as doenças na criança. A necessidade de ir ao centro de saúde para medir e pesar, dando condições à mãe e ao médico de acompanhar os indicadores de desenvolvimento, vai evitar e prevenir doenças", destacou a coordenadora.
As cadernetas são de cor verde para os meninos e laranja para as meninas.