A primeira dica vai para as mães: cuidado redobrado com a higiene durante o verão. Mantenha a casa limpa, lave sempre as mãos antes de preparar os alimentos. No verão, os problemas intestinais tornam-se mais comuns nas crianças, e eles podem ser de origem viral ou pela contaminação de alimentos.
A segunda dica para garantir a saúde da criançada é em relação à hidratação. As crianças desidratam mais facilmente do que os adultos, por isso, é importante ter certeza de que elas estejam frequentemente ingerindo líquidos. Procure evitar refrigerantes e sucos que contenham corantes artificiais, prefira água, água de côco, chás e sucos naturais.
Como as crianças têm uma digestão mais lenta do que os adultos, ofereça alimentos mais leves, com muitos legumes, verduras, carnes magras e frutas. Evite frituras, especialmente aquelas feitas em óleo reaproveitado, e comidas gordurosas. Fique atento a sintomas de vômitos ou desinteria. Nesses casos, ofereça alimentos mais leves e reforce a hidratação. Se o sintoma persistir, leve imediatamente a um posto de saúde, lembre-se que as crianças desidratam mais rapidamente que os adultos.
Márcia Fayad Kaled Médica pediatra, formada na PUCPR, com residência em Pediatria e Neonatologia. Atua no Hospital Infantil Pequeno Príncipe, Maternidade Nossa Sra. De Fátima, Hoispital São Vicente, Maternidade Santa Brígida e Maternidade Vitor Ferreira do Amaral. Atende também no Instituto da Criança, fone (41) 3016-4800. |
Evite deixar as crianças expostas ao Sol entre 10h30 e 16h e use sempre bonés ou chapéus e protetor solar com fator acima de 30. Se você se distraiu e seu filho acabou abusando do Sol, uma dica é fazer compressas com uma gaze molhada preferencialmente com soro fisiológico (pode usar água também). Aumente também a hidratação oral. Nunca use pomadas, cremes ou soluções caseiras como pó de café e pasta de dente. Se a vermelhidão piorar e a criança estiver sentindo dor, procure um posto de saúde. A areia da praia é um ambiente sujo e pode ser perigoso, principalmente para as crianças pequenas, de até um ano e meio, mais sujeitas a micoses e alergias.
Evite deixá-las em contato direto com a areia por muito tempo, use uma esteira ou canga e procure uma torneira para lavá-la com água corrente de vez em quando.
Cuidado também com insetos, como mosquitos e pernilongos. As picadas podem provocar reações alérgicas nas crianças. Mantenha a casa protegida, especialmente à noite. Em caso de irritações na pele das crianças, uma dica é fazer uma compressa de gaze embebida em chá de camomila para diminuir as coceiras.
A compressa de chá de camomila também serve para diminuir a irritação nos olhos causada pela água salgada.