O projeto ?Surf na Escola? foi oficializado nesta quinta-feira (22), em Matinhos, no litoral do Paraná. Agora, por meio do Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, as crianças vão poder aprender dentro da sala de aula a modalidade que atualmente é a segunda mais praticada no país com cerca de 3 milhões surfistas. O Paraná sai na frente e lança em Matinhos o projeto que busca atender alunos da rede pública de ensino estadual no contra-turno escolar.

continua após a publicidade

Na solenidade de lançamento, no Colégio Estadual Wallace de Mello e Silva, o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, destacou a iniciativa do governo estadual, que ?por meio de projetos como este não só forma atletas, que futuramente nos orgulharão, mas também forma cidadãos?, afirmou.

O prefeito de Matinhos, Francisco Carlin dos Santos, destacou que o surfe é um dos principais estimuladores da economia do município trazendo o movimento para o comércio e emprego para a população durante todo o ano.

?A didática aplicada pelos professores e instrutores, estimula a prática do surf, para todos que se interessam pela modalidade, educando e possibilitando uma iniciação perfeita, bem orientada e principalmente descobrindo todos os benefícios que o esporte pode oferecer?, comentou o presidente da Federação Paranaense de Surfe, Antônio ?Maninho? Barbosa.

continua após a publicidade

Também estiveram presentes à solenidade os surfistas Sergio Laus, conhecido por colocar este ano seu recorde no Guiness Book ao permanecer por mais de 10 quilômetros na onda da pororoca, Peterson Crisanto, uma das feras da nova geração do surfe paranaense, entre muitos outros que fazem desse esporte uma sensação no litoral do Estado.