Todos os alunos da Escola Municipal Maria Eulina Santos Scheena, na localidade de Biscaia, em Itaiacoca, estão recebendo tratamento odontológico, de graça. O atendimento faz parte do projeto Mutirão Odontológico, organizado pela Gerência de Saúde Bucal, do Instituto Municipal de Saúde de Ponta Grossa.

Os dentistas e auxiliares, que trabalham nas escolas municipais de Ponta Grossa, se revezam para atender as crianças de Biscaia, todas as segundas, terças, quintas e sextas-feiras. Dois dentistas e um auxiliar passam o dia na unidade de saúde, que fica ao lado da escola, onde atendem em média 24 crianças, de seis a 14 anos por dia.

O mutirão só vai acabar quando todas as 300 crianças terminarem o tratamento, o que deve demorar mais ou menos um mês. Depois de concluído o tratamento, os dentistas voltarão a Biscaia uma vez por semana, para fazer um trabalho de manutenção.

O tratamento inclui aplicação de selante, restaurações e extrações, além de um trabalho de prevenção, com acompanhamento de escovação diária, palestras e apresentação de teatrinho, para incentivar a higiene bucal. De acordo com o levantamento feito pelos coordenadores do projeto, serão tratados 1.680 dentes, até o fim do mutirão.

A coordenadora do projeto, Silvana Lípori Bellei, disse que até 1999 os alunos da escola de Biscaia, recebiam tratamento odontológico através de um convênio com o curso de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mas com o fim do convênio, a região ficou desprovida de dentistas.

A Gerência de Saúde Bucal resolveu, então, fazer um levantamento das situação dentária dos alunos e sentiu a necessidade de começar o tratamento imediatamente, porque haviam alguns casos críticos.

Silvana explica que o mutirão é só para atender os alunos. Os demais moradores de Biscaia que precisarem de tratamento odontológico devem procurar os dentistas do Programa Saúde da Família, que atendem todas as quartas-feiras, na mesma unidade de saúde, ao lado da escola.

continua após a publicidade

continua após a publicidade