Brincar na rua ou apenas passear na casa de avós era o que muitas das crianças de Ibaiti pensavam fazer nas férias. Porém, o programa Escola Verão motivou estas crianças a continuarem freqüentando o espaço escolar.
O projeto oferecido pela Secretaria de Estado da Educação oferece lazer e entretenimento, por meio de atividades recreativas e educacionais às crianças e adolescentes de 30 municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A iniciativa tem sido bem recebida pela população, com sucesso garantido, não apenas com as crianças, mas, também, para seus pais.
Para Vera Lúcia Piedade, mãe de participantes, o programa tem sido uma excelente opção de divertimento para os filhos. "Estou trazendo meus três filhos e, ainda, dois sobrinhos", conta. "Fico tranqüila deixando eles aqui, pois têm monitores capazes orientando as atividades e ainda acho que a escola é o melhor lugar para eles ficarem", disse.
De acordo com Vera, se os filhos estivessem em casa estariam brincando na rua. "Eles estariam andando de bicicleta na rua, ou trancados em casa jogando vídeo game. Mas, com essa proposta do governo, eles têm espaço e atividades para fazer", argumenta.
Segundo um dos monitores do programa em Ibaiti, Jean Moraes, a cada dia o programa está conseguindo mais adeptos. "Desde que começamos a trabalhar com o projeto tem crescido o número de participantes. Já estamos atendendo mais de 60 crianças no dia."
Para a chefe do Núcleo Regional de Educação de Ibaiti, Adálcia Nogueira, o programa é uma ótima oportunidade para os estudantes. "As crianças mais desfavorecidas economicamente não teriam muitas opções de lazer e esta é uma oportunidade para aproveitarem realmente as férias, fazendo atividades que os façam sair da rotina do dia a dia", disse.
Aceitação
Os participantes foram unânimes ao afirmar "se não estivéssemos aqui, estaríamos em casa assistindo televisão ou na rua brincando". A estudante de 11 anos, Stefanie Franchin, revela que o programa tem sido uma interessante opção para as férias e que não esperava estar na escola neste período do ano. "Ir para a escola estudar não é muito legal. Mas para se divertir com a programação, aí sim, fica legal", disse.
O Programa Escola Verão está em funcionamento com dois monitores ? estudantes de Educação Física – capacitados pela Secretaria Estadual de Educação e pelo Paraná Esporte.