Antônio Carlos da Silva, 8 anos, e Jhenniffer Moreira, 7, não viam a hora de chegar a tarde desta terça-feira (10). Junto com outros 30 alunos da Escola Municipal Santa Rita, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, eles conheceram mais sobre meio ambiente no Batalhão de Polícia Florestal da Polícia Militar (BPFlo). A atividade, batizada de Trilha da Percepção, levou as crianças a manter contato com a natureza e aprender formas de preservá-la.

continua após a publicidade

De acordo com o tenente Paulo Roberto Bieszczad, oficial de Relações Públicas do BPFlo, crianças pequenas aprendem mais se forem estimuladas a usar a imaginação. ?Por isso criamos a trilha, dentro de um projeto pedagógico para a idade delas?, explicou. Na trilha, foram colocados animais de brinquedo e, quando as crianças encontravam os bichos de plástico, se deparavam com animais de verdade. ?Achei interessante. Tem muita coisa na natureza que a gente esquece de ver?, contou Antônio Carlos.

Depois de andar pela trilha, os alunos foram orientados sobre o funcionamento da cadeia alimentar e a importância da preservação de todas as espécies de plantas e animais para que o meio ambiente esteja equilibrado. ?Isso resulta em qualidade de vida. Quanto mais cedo for a conscientização for formada, melhor para o futuro de todos?, disse o tenente. O projeto, que une atividades de pesquisa na sala de aula com aulas ao ar livre, deve atender neste semestre cerca de 160 crianças com idades entre 7 e 9 anos.

continua após a publicidade