Crianças aprendem a evitar acidentes com energia elétrica

Eliane Bonfim Martins, 9 anos, estudante da quarta série da Escola Municipal ?Maria do Carmo Pereira?, promete que, de agora em diante, será cautelosa diante de situações em que possa se envolver em acidentes com energia elétrica. Ela e as demais crianças presentes nesta quarta-feira (dia 6) no Parque de Exposições de Campo Mourão, onde acontece a sexta edição do programa Paraná em Ação, aprenderam que não se pode soltar pipa perto da rede elétrica, por causa do risco de uma descarga elétrica capaz de levar à morte.

Calcula-se que mais de 400 escolares visitam diariamente o estande da Copel no pavilhão do ?Paraná em Ação?, onde aprendem que é preciso manter distância dos fios da rede elétrica. . ?Além das crianças se conscientizarem do risco proporcionado pela rede elétrica em situações de risco, elas atuam também como multiplicadoras dessas informações junto aos demais colegas e em casa?, disse a professora Vanusa Emídio, que acredita numa redução significativa no número de acidentes envolvendo as crianças de Campo Mourão e região depois de serem alertadas por técnicos e funcionários da Copel.

Os estudantes aprendem muito mais. Ficam sabendo o trajeto da energia elétrica ? desde a sub-estação, passando por redes de alta tensão, rede elétrica urbana, até chegar à residência ou empresa. Em seguida, recebem jogos instrutivos e cartilha sobre choque elétrico, curto-circuito, riscos de acidentes com eletrodomésticos, água, lâmpadas, bocais, chuveiro elétrico, antena de tv, construção próxima da rede elétrica, fogos de artifício e fios elétricos caídos.

Os adultos também são orientados sobre os riscos envolvendo a rede elétrica, principalmente quando se faz a poda e o corte de árvore ou mesmo quando se trata do pulverizador motorizado, trator, colheitadeira, irrigação, aterramento de cerca e cerca eletrificada. Os visitantes são informados que, em caso de descarga elétrica, a vítima deve passar por respiração boca a boca e massagem cardíaca.

Segundo o técnico em manutenção de sub-estação, Walter Luiz Lucena Natálio, que orienta escolares e adultos no estande da Copel, existe alta receptividade por parte dos visitantes. ?Na medida em que eles participam de mini-aulas, interagem e certamente voltam para suas casas conscientes de que a energia elétrica é um bem que precisa ser utilizada de forma adequada e preventiva para não ocorrerem acidentes, muitas vezes, fatais?.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo