Trezentos alunos de sete escolas municipais de Curitiba estão aplicando no muro do Jockey Club, no Tarumã, mosaicos feitos com pastilhas de vidro colorido para representar a biodiversidade. A aplicação de 300 mil pastilhas numa extensão de 700 metros de muro foi iniciado nesta quarta-feira (15) e termina amanhã, dia 15
O mural fica no caminho do ExpoTrade, onde acontecem as conferências da ONU. O projeto foi desenvolvido pela equipe de ensino da arte da Secretaria Municipal da Educação com a colaboração do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Participam alunos das escolas municipais Arnaldo Alves da Cruz, Heitor Alencar Furtado, Santa Ana Mestra, Eva da Silva, Nyinpha Maria da Rocha Peplow, Umuarama e Itacelina Bitencourt. A obra integrará um projeto maior, com 1.550 metros de extensão, que inclui os muros do Colégio Militar do Paraná e do Detran, com participação de alunos de escolas estaduais.
"Vamos atrair a atenção de quem passar por aqui com painéis de peças que usam vidro reciclável", disse o aluno da Escola Municipal Heitor Alencar Furtado, Arthur Azevedo Ferreira, 9 anos.
Para a diretora do departamento de ensino fundamental da Secretaria Municipal da Educação, Nara S. da Luz Salamunes, a ação simboliza uma tomada de consciência da humanidade em relação aos novos rumos na questão ambiental. "As crianças estão deixando a marca da reflexão", disse Nara. As pastilhas utilizadas no trabalho foram doadas pela empresa Rossi Revestimentos.