Dois mil agricultores familiares que se dedicam a criação do bicho-da-seda, voltada para a produção de casulos verdes reúnem-se amanhã (21) em Terra Rica, no Paraná, no 23º Encontro Estadual de Sericicultores, para discutir novas ações que beneficiem o setor. De acordo com a Agência Estadual de Notícias, durante o encontro, será assinado um projeto para a revitalização da produção de bicho-da-seda no estado.
Orçado em R$ 18 milhões, o projeto é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria da Agricultura, Banco do Brasil, Associação Brasileira das Fiações de Seda (Abrasseda) e Federação das Associações de Sericicultores do Estado do Paraná (Feaspar). Segundo o zootecnista do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário (Deagro), da Secretaria da Agricultura, José Carlos Zaia, os recursos são do Pronaf C e devem colaborar para o ingresso de pelo menos três mil produtores na atividade, o que representa um acréscimo de 40% de participação no setor.
O Paraná é o primeiro produtor nacional de casulos verdes e responde por 90% da produção brasileira. Na última safra os agricultores paranaenses produziram cerca de 7 mil toneladas. A área plantada com amoreira, usada na alimentação do bicho-da-seda, é de 21 mil hectares.