São Paulo – Para a presidente da TVE Brasil, Beth Carmona, a criação de um novo canal de televisão pública no Brasil será um desafio. Ela participou do debate TV Pública: A Experiência Internacional, do 8º Fórum Brasil ? Mercado Internacional de Televisão, realizado nesta semana em São Paulo. E reiterou, ao final do seminário: ?Para nós que trabalhamos há muito tempo em tevês educativas, universitárias, é bastante desafiador e muito interessante. Está todo mundo muito envolvido [no projeto de uma nova rede pública de TV]?.
Carmona comentou a expectativa para o lançamento desse novo canal de televisão, ao lembrar as ?carências, as vontades e os compromissos". Ela acrescentou: "Nós estamos observando esses pontos e acho que existe um trabalho, feito nos últimos 30 anos, que já é um excelente ponto para a gente construir essa tevê?.
A jornalista disse ainda que o novo canal deve buscar se distanciar de uma TV estatal, ao defender o fomento para a produção audiovisual, especialmente as produções independentes, e a pluralidade de idéias e opiniões. ?A gente tem dito que a diversidade de idéias e opiniões é uma das coisas mais importantes na democracia. Quanto mais variedade e diversidade você dá ao telespectador, mais facilidade ele tem para formar sua própria opinião. É um princípio da democracia que a gente pretende ver representado?, disse.
Participaram desse debate Adriano de Angelis, jornalista e coordenador-geral da TV Brasil ? Canal Integración; Jacques Bensimon, diretor, produtor, roteirista e presidente da National Film Board, do Canadá; e Yves Jeanneau, documentarista e comissário-geral do Sunny Side of the Doc, da França.