O aumento contínuo do número de passageiros nos aeroportos poderá gerar problemas ao setor, apesar dos fortes investimentos do governo federal na ampliação da infra-estrutura. A opinião é do assessor da presidência do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação, Ronaldo Jenkins.

continua após a publicidade

"Se realmente o crescimento do transporte aéreo continuar nesses níveis, vamos ter problemas nos nossos aeroportos mais movimentados, como Congonhas, Guarulhos, e assim por diante", diz.

De acordo com ele, o crescimento dos vôos domésticos e internacionais se deve à retomada econômica do país. "O transporte aéreo está atrelado ao desenvolvimento, está atrelado à economia". Segundo Jenkins, esse aumento de demanda poderá trazer problemas de infra-estrutura nos aeroportos.

Ele afirma que os R$ 350 milhões destinados à estatal Infraero deverão aumentar a capacidade dos terminais de aeroportos. No entanto, Jenkins acredita que o setor precisa de mais investimentos na área operacional para já comportar o aumento da demanda.

continua após a publicidade

Nos oito primeiros meses deste ano, o volume de passageiros em vôos domésticos já acumulou um índice de crescimento de 16,4% e o volume em vôos internacionais outros 10,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No ano passado, o crescimento já foi de 11,7% no total médio transportado em vôos domésticos e de 12,2% nos internacionais, mas esse crescimento apenas compensava a queda geral de 6% registrada em 2003.

Atualmente, a Infraero conduz um amplo programa de obras de reestruturação, iniciado no atual governo, que envolve ampliações e reformas em todos os 66 aeroportos que ela administra. As obras abrangem pistas, terminais de passageiros e de cargas.

continua após a publicidade

Até maio passado, as obras em dez aeroportos já haviam sido parcialmente ou totalmente entregues e dez estavam em andamento. Em 29 de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou a ampliação do aeroporto de Uberlândia (MG) e, em 25 de julho, visitou a obra da segunda pista do Aeroporto Internacional de Brasília.