O crescimento de 1,4% do Produto Interno Bruto ? PIB (total de riquezas produzidas no país num determinado período) no segundo trimestre de 2005 mostra que o país segue o rumo do desenvolvimento sustentável, disse, nesta quarta-feira, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Luiz Fernando Furlan.

continua após a publicidade

"Tenho convicção de que estamos numa trilha de crescimento sustentável. Venho dizendo isso sistematicamente, porque os técnicos do nosso ministério estão em contato direto com os agentes de produção e ao mesmo tempo monitorando os números de comércio. O Brasil tem condições de crescer e nós, do lado do governo, precisamos trabalhar na infra-estrutura, na desoneração, na desobstrução de canais, tornando a economia brasileira cada vez mais competitiva", disse o ministro.

Furlan destacou que o ânimo do empresariado e o crescimento do mercado interno tiveram uma influência relevante no segundo semestre. "As exportações continuam crescendo, neste mês estaremos pela terceira vez consecutiva batendo recorde em exportações e recorde em importações, nos aproximando de US$ 19 bilhões de balança comercial de transações de importação e exportação num único mês", afirmou.

Para Furlan, o mercado interno pode continuar contribuindo para o crescimento do PIB por meio da criação de empregos, se houver uma queda de juros no segundo semestre. Furlan disse ainda que o governo está no caminho para reduzir os custos das exportações de forma a tornar o setor mais competitivo. "Eu tenho toda a compreensão do ministro Palocci e ele nos dá a liberdade de elaborar propostas nesse sentido, que já estão sendo feitas e serão apresentadas".

continua após a publicidade

O ministro Furlan participou, nesta quarta-feira, da 7ª reunião do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, em Brasília.