Crescimento de exportações do agronegócio em 2005 deve cair

 O coordenador-geral de Apoio à Comercialização do Ministério da Agricultura, Eliezer Lopes, previu há pouco uma desaceleração no ritmo de crescimento das exportações do agronegócio, em 2005. Segundo ele, o crescimento das vendas este ano deve ficar entre 10% e 15%. Em 2004 o crescimento das exportações em relação ao 2003 foi de 27,34%.

Segundo Lopes, esse desaquecimento das vendas deve ocorrer em função da queda do preço internacional de algumas commodities, principalmente grãos, por causa do desaquecimento do mercado mundial e do câmbio, "que este ano deve estar menos depreciado do que no ano passado".

Lopes disse que diante desse cenário as exportações no setor neste ano devem ficar entre US$ 43 bilhões e US$ 45 bilhões. Segundo ele essa previsão de crescimento para as exportações deve refletir também no resultado do superávit comercial do agronegócio em 2005. "Como as importações crescem pouco, essa estimativa feita para as exportações deve se repetir quase integralmente, no resultado do saldo comercial", afirmou o coordenador.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo