A aprovação do presidente Evo Morales subiu a 65% em meados de fevereiro nas principais cidades do país, revertendo uma seqüência de quedas verificada nos últimos meses, segundo uma pesquisa publicada nesta quinta-feira (22) pelo jornal La Razón. A sondagem, feita pela empresa privada Apoyo Opinión y Mercado entre 8 e 14 de fevereiro, mostra que a popularidade de Morales cresceu seis pontos diante dos 59% obtidos em janeiro. Foram ouvidas 1.011 pessoas em La Paz, Santa Cruz, Cochabamba e El Alto, as maiores cidades da Bolívia.
A pesquisa indica também que houve uma queda no nível de desaprovação do presidente, de uma média de 36% em janeiro para 31% atualmente. Em Santa Cruz, maior cidade boliviana e principal foco de resistência a Morales, a situação é diferente. De acordo com a pesquisa, cerca de 56% da população local desaprovam a gestão de Morales, enquanto que apenas 41% a aprovam.
O maior índice de apoio ao presidente é verificado na cidade de El Alto, vizinha a La Paz, onde 86% dos consultados afirmaram aprovar o governo, contra apenas 11% de desaprovação. A sondagem tem uma margem de erro de 3,1 pontos porcentuais para mais ou para menos.