Cresce apoio à agroindústria familiar do Paraná

Instalar 43 pontos de venda dos produtos da agroindústria familiar do Paraná até o final deste ano. Este é o desafio dos técnicos do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário (Deagro), da Secretaria da Agricultura. A iniciativa deve beneficiar outras 800 famílias de agricultores familiares que têm no Programa da Agroindústria Familiar ?Fábrica do Agricultor?, do Governo do Estado, o apoio e a oportunidade de levar sua produção a um número maior de consumidores.

Em 2005, foram instalados 27 pontos de venda dos produtos da agroindústria familiar do Paraná em supermercados de diferentes regiões do Estado. O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, lembrou que no ano passado o Programa apoiou 1.827 agroindústrias familiares. Elas representam mais de 2.500 famílias de agricultores familiares.

Segundo Pessuti, 300 delas fornecem seus produtos aos pontos de venda. ?Vale ressaltar que, das 300 agroindústrias, 140 participam do Programa de forma individual, ou seja, cada uma delas é mantida por uma única família de agricultores familiares. Isso demonstra o quanto as famílias têm interesse em participar do Programa ?Fábrica do Agricultor?, buscando oportunidades a fim de expandir seus negócios?, disse.

O secretário da Agricultura lembrou que outras 160 agroindústrias, que fornecem produtos aos pontos de venda, são organizadas em associações ou cooperativas.

O coordenador do Programa, Abdel Naser, destacou que o ?Fábrica do Agricultor? apóia não apenas a inserção da agroindústria familiar no mercado, mas também a capacitação dos agricultores familiares, a organização deles, as ações referentes à legalização das agroindústrias, como ainda, as ações relacionadas ao marketing dessas empresas.

Segundo Naser, por meio do ?Fábrica do Agricultor? foi possível conhecer bem o perfil dos agricultores que participam do Programa. ?É interessante o comportamento desses empreendedores. Além de sempre buscar oportunidades, nosso agricultor familiar é persistente. Ele enfrenta os possíveis obstáculos e procura superá-los. Além disso, mostra todo um envolvimento pessoal com sua empresa. Isso é comprometimento?, afirmou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo