Crédito cresce e juro bancário cai em setembro, diz Banco Central

As operações de crédito do sistema financeiro tiveram, em setembro ante agosto, uma expansão de 1,3%, de acordo com dados divulgados esta manhã pelo Departamento Econômico do Banco Central. Com a variação, o saldo dos empréstimos bancários aumentou dos R$ 674,296 bilhões para R$ 682,873 bilhões. Na comparação com o PIB, o crédito do sistema bancário aumentou em setembro ante agosto de 32,8% para 33%. No ano, o crédito bancário acumula alta de 12,5%. Em 12 meses até setembro, o crescimento está em 21%. Em agosto, o crescimento do crédito havia ficado em 0,8%.

A taxa média de juros do crédito livre de direcionamento obrigatório caiu em setembro ante agosto 0,4 ponto porcentual. Com a queda, a taxa média passou de 41,9% para 41,5% ao ano. No ano, a taxa média de juros do crédito livre está com uma queda acumulada 4,4 pontos porcentuais.

Nas operações com pessoas físicas, a taxa média de juro teve em setembro ante agosto queda de 0,1 ponto porcentual, oscilando de 53,9% para 53,8% ao ano. No acumulado do ano, a taxa média de juro nas operações com pessoas físicas têm queda acumulada de 5 5 pontos porcentuais. Nas operações com pessoas jurídicas, a taxa média apresentou recuo de 0,6 ponto porcentual. Com isto, a taxa média dessas operações passou de 27,9% para 27,3% ao ano. No acumulado deste ano, a taxa média de juros dos empréstimos para pessoas jurídicas acumula queda de 4,4 pontos porcentuais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo