O projeto que prevê a criação de uma modalidade de crédito consignado para o turismo, com juros de até 1,3% ao mês, deverá beneficiar aposentados e trabalhadores da ativa. A ministra do Turismo, Marta Suplicy, disse nesta terça-feira (1.º) que, em um primeiro momento, os empréstimos estarão disponíveis para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), mas acrescentou que os trabalhadores da ativa também serão beneficiados pela modalidade de crédito.
"O trabalhador tem várias conquistas, mas a do turismo ele ainda não teve. Hoje, quando o trabalhador entra de férias, aquele dinheiro que entra a mais é para pagar dívidas. Não se pensa nas férias como um direito, inclusive para a sanidade mental do trabalhador. Um trabalhador descansado produz mais", afirmou durante a festa de 1º de Maio organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) em São Paulo.
Marta afirmou que já fechou um teto de 1,3% ao mês para os juros do empréstimo, mas acrescentou que o Ministério continuará brigando para diminuir a taxa. "Não queremos que as viagens sejam apenas para visitar familiares, mas sim para o trabalhador conhecer o Brasil.