O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Sanguessugas, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), afirmou na noite desta quarta-feira (9), ao término da reunião com relatores e sub-relatores da comissão, que serão adotados três critérios para o enquadramento de parlamentares nas fraudes cometidas para a compra de ambulâncias e outros equipamentos com recursos do Orçamento.
O primeiro critério é a utilização de prerrogativas do mandato, como a apresentação de emendas para obter benefícios financeiros ou outras vantagens indevidas. O segundo é a permissão, por ação ou omissão, para que servidores do gabinete parlamentar obtenham benefícios financeiros ou outras vantagens indevidas mediante atuação com membros do grupo Planam sobre as emendas do parlamentar; e o terceiro é a utilização de servidores do gabinete parlamentar, ou de terceiros, para recebimento em contas bancárias, ou em espécie, de recursos destinados a parlamentar.
"A partir desses critérios, as provas estão sendo avaliadas", declarou Biscaia.
Neste momento, o relator da CPMI, senador Amir Lando (PMDB-RO) está na biblioteca do Senado, concluindo a elaboração do relatório que será apresentado amanhã, às 10 horas, na sala 2 da ala Senador Nilo Coelho, no Senado.
