O primeiro relatório parcial conjunto das comissões parlamentares mistas de inquérito (CPMI) dos Correios e da Compra de Votos cita 18 deputados federais, além do ex-deputado Valdemar Costa Neto (PL), que, de acordo com as investigações realizadas até o momento, teriam quebrado o decoro parlamentar.
Os nomes serão encaminhados ao presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), para que tome as providências cabíveis. As informações são do relator da CPMI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR).
As duas comissões realizam sessão conjunta para votar o relatório elaborado por Serraglio, em parceria com o relator da CPMI da Compra de Votos, deputado Ibrahim Abi-Ackel (PP-MG). No relatório, Serraglio e Abi-Ackel afirmam que as considerações feitas partem de "juízos políticos".
Segundo o relator da CPMI dos Correios, "as falhas" cometidas pelos 18 parlamentares e pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto estão relacionadas a caixa 2, recebimento de mesada e ocupação de cargos em diretorias de estatais com objetivos financeiros.
Serraglio detalhou, passo a passo, como será feita a leitura do relatório. Num primeiro momento, será feita uma análise "dos fatos históricos que aconteceram, causando esta surpresa nacional com sucessivas descobertas que importaram na abertura de tantas CPIs", afirmou Osmar Serraglio.
Em seguida, o relator irá citar os parlamentares por ordem alfabética, falar sobre os fatos constatados pelas CPMIs, bem como a defesa apresentada por cada deputado. Osmar Serraglio falará ainda sobre "o envolvimento do deputado José Dirceu (PT-SP)".
Nas considerações finais, o parlamentar vai pedir providências ao presidente Severino Cavalcanti, de acordo com o regimento da Câmara. "O presidente da Câmara tem a oportunidade histórica de encaminhar os citados ao Conselho de Ética. Se não o fizer, será atropelado com certeza por qualquer partido político deste país".