CPI quer ouvir ex-secretário do PT para investigar recursos de Marcos Valério

Brasília – O ex-secretário geral do PT Sílvio Pereira deve ser ouvido na próxima quarta-feira (10) pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos. A CPI expediu ofício convocando Sílvinho para o depoimento e pediu à Polícia Federal ajuda para localizá-lo. A informação é do presidente da CPI, senador Efraim Moraes (PFL-PB).

"As declarações de Sílvio Pereira confirmam tudo aquilo que nós sabíamos, mas faltava alguém que fosse da intimidade do Palácio do Planalto, da intimidade do PT. Ele é um homem que conhecia tudo que acontecia dentro do partido, era da executiva nacional, ex-dirigente do PT. Tem intimidade palaciana, conhece tudo que acontece no PT. Além disso, há denúncia da própria CPI de que o PT recebeu recursos de casas de jogos na campanha que passou", disse o senador.

Em entrevista à imprensa no final de semana, Silvio Pereira afirma que a fonte dos recursos que foram "injetados" no PT tem origem em um "pool" de empresas, empenhadas em ganhar contratos com o governo e também em garantir o destino de emendas de parlamentares. Marcos Valério, segundo as informações de Pereira divulgadas pelo jornal O Globo, serviria como um dos emissários da arrecadação ilegal junto a empresas de variados setores. O plano de Valério ainda incluía a arrecadação ilegal de R$ 1 bilhão.

O senador espera que Sílvio Pereira, que já foi chamado para depor pela CPI duas vezes e não compareceu, não entre com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para que tenha o direito de ficar calado caso alguma pergunta o incrimine. "Foi ele que fez as denúncias, não tem porque pedir ao Supremo para não falar o que já falou. Acredito que o Supremo não vai dar nenhuma procedência a qualquer solicitação desse tipo", disse.

De acordo com Efraim Moraes, as declarações de Silvinho são graves porque o ex-secretário geral era o nome do partido mais próximo do Palácio do Planalto. O senador disse, ainda, acreditar que o presidente Lula sabia do esquema de corrupção que havia no partido. "Tenho certeza que ninguém nesse país mais acredita que o presidente não sabia do que estava acontecendo, até porque o Slvinho fez questão de registrar que quem comanda o PT é o próprio presidente Lula com mais algumas outras pessoas. Tudo que acontece no PT é do conhecimento do presidente, então, não tenho dúvida de que o presidente sabia de tudo que acontecia no partido", disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo