CPI que visa investigar próximos a Lula independe do MP, diz senador

Brasília ? O senador Almeida Lima (PMDB-SE), que pediu a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias envolvendo pessoas próximas ao presidente Lula, afirmou que o "trabalho dessa nova CPI independe do trabalho do Ministério Público ou da PF".

Lima foi questionado pela imprensa sobre a necessidade de instalar essa CPI, já que órgãos como o Ministério e Público Federal e a Polícia Federal já realizam investigações envolvendo ex-ministros, por exemplo. "Cada um [dos órgãos], em seu campo, cumpre sua função", complementou.

A CPI proposta por Lima pretende aprofundar as investigações da violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa junto à Caixa Econômica Federal. O requerimento apresentado por ele contém 34 assinaturas, sete a mais do necessário para iniciar uma investigação.

Caso a CPI seja instalada, ela deverá funcionar durante o período eleitoral e a Copa do Mundo. Lima, no entanto, garantiu que nenhum desses eventos vai impedir os trabalhos da comissão. "Não é justo fechar o Congresso Nacional em função das eleições e da Copa do Mundo. Se o governo desejar colaborar com essa CPI, e fazer de forma contrária ao que fez nas outras, 45 dias serão suficientes para concluir os fatos que serão objetos de investigação", finalizou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo