Brasília – A Comissão Parlamentar Mista de Inquéito (CPMI) dos Sanguessugas começará nesta terça-feira (7) a ouvir quatro ex-ministros da Saúde sobre o esquema de compra superfaturada de ambulâncias com recursos do Orçamento Geral da União. Os requerimentos de convocação dos ex-ministros José Serra, Barjas Negri, Humberto Costa e Saraiva Felipe foram transformados em convites ? eles não são obrigados a comparecer para prestar esclarecimentos.
Na semana passada, a CPMI marcou os depoimentos para amanhã e quarta-feira (8). Mas Serra, eleito governador de São Paulo, não deverá comparecer, por estar em viagem aos Estados Unidos. Já a presença de Barjas Negri foi confirmada pela comissão para a manhã desta terça-feira. Para amanhã, a comissão também confirmou os depoimentos de Humberto Costa, pela manhã, e Saraiva Felipe, à tarde.
Para o líder da minoria, deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA), que é sub-relator da CPMI, os depoimentos não são essenciais ao trabalho da comissão, mas poderão ajudar. "Os convites foram feitos no momento eleitoral e a presença deles teria mais efeito eleitoral do que o de atender às necessidades de investigações", disse.
O líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), analisou que "a ausência dos ex-ministros não vai alterar significativamente os rumos e o curso da CPMI ? a presença deles não é tão necessária".