CPI dos Correios vai pedir cópia de inquérito sobre suposto pagamento de mesadas

O presidente da CPI dos Correios, Delcídio Amaral, disse que a comissão vai requerer ainda hoje ao Supremo Tribunal Federal (STF) os autos do inquérito policial que investiga as empresas de Marcos Valério. O material foi entregue ao presidente do STF, Nelson Jobim, pelo juiz da 4º Vara da Justiça Federal em Minas Gerais, Jorge Macedo Costa. O processo tramita em segredo de justiça e já foi encaminhado por Jobim à Procuradoria Geral da República.

A Justiça Federal de Minas Gerais atendeu ao pedido dos advogados do empresário Marcos Valério para que o inquérito policial seja enviado ao STF. Com isso, a Polícia Federal perde autonomia para prosseguir as investigações sobre o suposto esquema de mesadas pagas a parlamentares. A partir da decisão do juiz Jorge Macedo, a PF não pode requisitar depoimentos, pedir documentos ou seguir com as investigações. Ela fica restrita a cumprir determinações e precisa de autorização prévia do STF para qualquer ação.

Hoje (20), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Nelson Jobim, recebeu o inquérito sobre o suposto pagamento de mesadas a parlamentares. Os 12 volumes da documentação chegaram em uma mala e uma sacola trazidas por agentes da Polícia Federal. Ao receber o inquérito, Jobim determinou o encaminhamento imediato do processo para a Procuradoria Geral da República (PGR).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo