CPI dos Correios deve divulgar nesta quinta-feira um relatório parcial apontando as fontes de recursos que financiaram o esquema do empresário Marcos Valério de Souza que, na avaliação do deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), montou uma "operação perfeita" a fim de repassar recursos para o partido do governo, o PT. A CPI vai recomendar que Valério e o ex-tesoureiro do PT ,Delúbio Soares, sejam indiciados por crime de corrupção e improbidade. Até ontem, Fruet já tinha elaborado 50 páginas do relatório que menciona todos os depósitos bancários de Valério. Depois de aprovado pela CPI, o documento será encaminhado ao Ministério Público, Receita Federal, Polícia Federal e Tribunal de Contas da União (TCU) para que tomem as providências.

continua após a publicidade

O deputado Gustavo Fruet, que é sub-relator de movimentações financeiras da CPI dos Correios, disse que, se obtiver todas as informações ao longo da semana, vai estender também as punições aos agentes públicos que teriam atuado no esquema. Na semana passada, o relator da CPI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), revelou uma das fontes que abasteceu o "valerioduto": o contrato da DNA, empresa do publicitário, com a Visanet. Segundo ele, em uma operação de 2004, a DNA teria recebido adiantado R$ 10 milhões do Banco do Brasil – acionista da Visanet – e transferiu para o BMG que emprestou à Rogério Tolentino ( do grupo de Valério) e, desta, o dinheiro foi para o PT.

Gustavo Fruet disse que, pela primeira vez, uma agência de publicidade, no caso a DNA, teria usado contratos com o governo como garantia bancária e, depois, " repassado o dinheiro para um partido do governo". " É uma operação perfeita sem nenhum risco para o publicitário". Outras fontes que teriam alimentado o esquema são os contratos de publicidade com estatais, sobretudo com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que o TCU, inclusive, já identificou irregularidades. Nas investigações, o deputado descobriu também que no contrato da DNA com o Banco do Brasil há uma cláusula dizendo que qualquer desconto tinha que ser revertido para o BB e não para a agência. Mas, tudo indica que a empresa incorporou as bonificações dos contratos, ou seja, a gratificação que os veículos de comunicação pagam para as agências em troca de anúncios.

Bingos – Além da divulgação do relatório parcial da CPI dos Correios, as atenções estarão voltadas para a CPI dos Bingos. Está marcado para amanhã o depoimento do economista Wladimir Poleto, ex-auxiliar do ministro Antonio Palocci na prefeitura de Ribeirão Preto, acusado de ter transportado os dólares cubanos de Brasília para São Paulo. Para incômodo do Planalto, a CPI dos Bingos entra nesta semana na discussão do envio de dólares de Cuba para a campanha do presidente Lula em 2002. Na quinta-feira, vai ouvir Ivone Santana, que foi namorada do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, e Roseana Morais, viúva de Antonio da Costa Santos ( Toninho), ex-prefeito de Campinas, assassinado em 2001.

continua após a publicidade