Brasília – O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), continua a ler o relatório final da CPI, que investigou durante quase um ano a relação das casas de bingo com a lavagem de dinheiro e o crime organizado. O documento, que tem 1.400 páginas, deverá ser apreciado e votado no dia 20.
Segundo o presidente da comissão, senador Efraim Moraes (PFL-PB), os integrantes da CPI terão até as 18 horas de quarta-feira (14) para apresentar votos em separado ao relatório. A expectativa é que nenhum parlamentar apresente destaques ao documento, disse Efraim.
Voto em separado é uma espécie de manifestação alternativa ao voto do relator, podendo ser apresentado por qualquer um dos integrantes da comissão. Já o destaque é um instrumento regimental com o intuito de realizar alterações no texto de uma proposição.
O relator da CPI pediu, ao todo, o indiciamento de 79 pessoas e de quatro empresas. Dentre as pessoas de quem Garibaldi Alves pediu indiciamento estão o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae), Paulo Okamotto. Ficaram fora da lista o ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e o chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho.