Supostos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Justo Alexander Ramos Ramires e William Norbey Cespedes, serão ouvidos hoje (26) na Comissão Parlamentar de Inquérito do Tráfico de Armas. Também participará da audiência o delegado da Polícia Federal Carlos Afonso Gonçalves Gomes, responsável pela investigação sobre os dois.
Os depoentes, que estão detidos na Superintendência da Polícia Federal em Manaus, são colombianos e dizem ser garimpeiros, foram detidos no início de abril em Cucuí (AM) e levados para Manaus. Cucuí é uma reserva indígena na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Venezuela, e por causa do tamanho da floresta e do difícil acesso, é utilizada como rota para o narcotráfico, como uma alternativa para os países vizinhos.
Ramires e Céspedes foram encontrados em uma trilha usada por traficantes para evitar a fiscalização na fronteira. Na ocasião, os policiais abordaram o grupo, que reagiu a tiros. A Polícia Federal conseguiu prender os dois e apreender grande quantidade de dinheiro, munição e armas de fabricação brasileira com o brasão do Exército. A audiência será realizada às 14 horas no plenário 13 da Câmara dos Deputados.