CPI do Apagão deverá ser instalada na semana que vem na Câmara

Brasília – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo deverá ser instalada na próxima semana. O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Múcio Monteiro (PTB-PE), informou nesta quinta-feira (26), após reunião com líderes partidários, que a indicação dos membros da CPI deverá ser feita até quarta-feira (2). Segundo ele, a CPI, que terá 24 integrantes, poderá ser instalada no mesmo dia ou no dia seguinte.

Das 24 vagas, 16 deverão ser ocupadas pela base aliada. ?CPI não é confortável, mas o número é favorável?, afirmou José Múcio. Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de ontem (25) determinou a instalação da CPI.

A disputa agora deverá ser em torno da presidência e da relatoria da CPI. Para o vice-líder do governo, Henrique Fontana (PT-RS), a presidência deverá ficar com o maior partido e o relator ser escolhido pelo presidente. Já o líder do PSDB, Antônio Carlos Pannunzio (SP), quer o partido fique com uma dessas duas vagas, pois foram parlamentares do partido que apresentaram requerimento para criação da CPI.

Fontana disse que a base vai trabalhar para investigar e não vai permitir que a CPI se transforme em palanque político. ?Vamos com serenidade, mas não vamos admitir o clima de uma ?CPI do Fim do Mundo? [como ficou conhecida a CPI dos Bingos, no Senado, que abriu várias frentes de investigação]?, afirmou.

O líder do Democratas, Onyx Lorenzoni (RS), disse que seu partido não desistirá de instalar duas comissões parlamentares sobre a crise no sistema aéreo brasileiro ? uma na Câmara e outra no Senado. ?Hoje, a Executiva Nacional reforçou que vamos lutar para ter as duas CPIs?, afirmou. Lorenzoni disse que apóia a entrega da presidência ou da relatoria da CPI da Câmara ao PSDB, mas ressaltou que seu partido quer uma dessas vagas no Senado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo