Brasília – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o setor aéreo no Senado Federal deve ser instalada amanhã (16), segundo o líder do PSB na Casa, Renato Casagrande (ES). Ele e outros líderes partidários se reuniram nesta terça-feira (15) com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
De acordo com Casagrande, a base do governo indicará os sete integrantes da comissão ainda esta tarde. As outras seis vagas ficarão assim divididas: cinco entre PSDB e Democratas (DEM) e uma com o PDT. Oposição e governo vão dividir a presidência e a relatoria da comissão.
Segundo o líder do DEM, José Agripino Maia (RN), ao contrário da CPI da Câmara dos Deputados, o ponto de partida das investigações no Senado não deverá ser o acidente aéreo com o Boeing da Gol, ocorrido em setembro de 2006.
?O ponto de partida é o que os controladores de vôo têm a dizer?, disse, acrescentando que a oposição quer ficar na relatoria da CPI e indicou para o cargo o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).
A oposição já havia sugerido nomes para a comissão. Os tucanos indicaram como titulares os senadores Sérgio Guerra (PE) e Mário Couto (PA) e como suplentes Arthur Virgílio (AM) e Tasso Jereissati (CE).
Os titulares escolhidos pelo Democratas foram Antônio Carlos Magalhães (BA), Demóstenes Torres (GO) e José Agripino (RN). Raimundo Colombo (SC) foi indicado como suplente.