A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Armas realiza audiência pública na quarta-feira (28) para ouvir o ex-secretário de Administração Penitenciária de São Paulo Nagashi Furukawa. A intenção da comissão é esclarecer as supostas negociações entre o governo paulista e a organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), que teriam sido feitas com a finalidade de acabar com as rebeliões e atentados ocorridos no estado durante o mês passado. A audiência foi sugerida pelo deputado Colbert Martins (PPS-BA).

continua após a publicidade

No dia 27 de maio, o jornal Folha de S.Paulo publicou reportagem com o título "Ex-secretário diz que negociou com PCC", em que Furukawa afirma que o governo de São Paulo negociou com a organização criminosa e permitiu a visita de uma advogada a Marcos Willians Camacho, o Marcola, um dos chefes da facção. Furukawa deixou o cargo no dia 26 de maio, duas semanas após o início dos ataques do PCC.

A audiência está marcada para as 14 horas, no plenário 8. Após ouvir o ex-secretário, a CPI poderá votar requerimento do deputado Raul Jungmann (PPS-PE) para que os parlamentares tenham acesso à quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico de advogados que defendem integrantes do PCC.

continua após a publicidade