O melhor a fazer é fugir de filas. Certo? Então é hora de pensar, desde já, em aliviar a correria de todos os anos no almoço do Dia das Mães. Será domingo que vem – lembrou-se disso? É que a gente vai adiando, adiando, e por comodismo acaba reservando mesa em um desses restaurantes lotados, que transformam o congraçamento familiar em uma verdadeira maratona por um prato de comida. Claro que há exceções, restaurantes com cardápios especiais para a data, trabalhando com reservas e garantindo conforto e sabor a quem se habilitar.
Mas, ainda assim, guarde outro domingo qualquer do ano para comer fora. E aproveite para fazer uma homenagem à sua mãe, oferecendo um almoço de primeira, irresistível e sem exigir tanta habilidade quanto se poderia imaginar. Imaginemos, pois, um cardápio completo para ser planejado desde já e que vai preencher o domingo que vem de muitos aromas interessantes e de elogios certos a quem se habilitar. Até com duas opções, para carne e peixe, conforme o gosto de cada um.
Ah, sim, e nada de churrasco também – que essa é uma mania do brasileiro nos últimos tempos, como se tudo de encontro familiar se resumisse a uma turma em volta do fogo. Churrasco bem feito é ótimo, congrega, une as pessoas em torno da churrasqueira. Mas Dia das Mães é uma data especial e ela, com certeza, ficaria agradavelmente surpresa se ganhasse de presente uma refeição completa. Charmosa, atraente e bela – como ela mesma deve ser vista. Em último caso – em último caso mesmo – a própria mãe poderia ir para a cozinha. Não teria o mesmo efeito, mas tudo bem.
O cardápio
Pupunha assada ao brie. |
Como a idéia é permitir a incursão à cozinha a qualquer um, mesmo aqueles com pouca prática, selecionamos receitas de simples execução, sem exigir maiores conhecimentos na área. Para começar a refeição em alto estilo, a entrada por ser Camarões marinados com alcaparras e endro ou Pupunha assada ao brie. Cada uma mais fácil que a outra. Os camarões podem até ser feitos com antecedência, na véspera, para pegarem mais o gosto da marinada. Se forem grandes, então, vão atiçar ainda mais o apetite já pela apresentação do prato, arrumado sobre folhas de alface. A pupunha não tem segredo nenhum. Basta enrolar em papel alumínio, deixar assar em forno médio por uma meia hora, depois abrir ao meio, pôr as fatias de queijo brie em cima e levar novamente ao forno para derreter um pouco o queijo. Está pronto, é rigorosamente isso.
O prato principal de peixe também não exige qualquer esforço: Robalo com pesto de ervas. O filé do peixe (peça ao peixeiro um filé mais grosso, para não desmanchar) é temperado e grelhado numa chapa especial ou até panela de ferro. O molho é simplesmente resultado da mistura de folhas de salsinha, cebolinha e manjericão, trituradas no mixer com suco de limão e azeite de oliva. A receita pede suco de limão siciliano, por não ser tão ácido quanto o taiti, que costumeiramente consumimos por aqui. Para a carne, processo parecido. Temperada com sal, pimenta-do-reino e uma pincelada de azeite, é grelhada e reservada, enquanto se prepara, na mesma panela, um molho com redução de vinho do Porto e queijo roquefort. É o charmoso Mignon ao molho roquefort.
Para sobremesa, uma opção bem portuguesa, Natas do céu, à base de ovos, com um pouco mais de trabalho, mas resultado compensador. A outra tem tudo com a gente daqui e deve ser feita com uma certa antecedência – se possível de véspera. O interessante de se cozinhar é aproveitar as melhores ofertas com frutas, verduras e legumes da estação. Fica muito mais em conta e é uma forma de sempre haver renovação de idéias na montagem dos cardápios. E qual é a fruta da vez? O caqui, é claro. Está por toda parte, com ótima safra nesse ano. Não por coincidência acontece no próximo fim de semana mais uma "Kakifest" (o que me invoca é esse nome, por que não "Festa do Caqui", em bom português?) em Campina Grande do Sul – na Região Metropolitana de Curitiba -, grande produtora nacional de caqui. Receita simples e fácil de fazer é essa Espuma de caqui, que dá um toque delicado ao fim da refeição. Faça antes e deixe na geladeira até o momento de servir.
Pronto. É só escolher, ir às compras e preparar o melhor cardápio para o domingo que vem. O primeiro elogio virá, certamente da emocionada mãe. E não será de graça.
Bom apetite!
Camarões marinados com alcaparras e endro
Ingredientes:
10 colheres (sopa) de azeite de oliva
800g de camarões limpos (deixando a cauda)
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
3 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
2 colheres (sopa) de endro fresco picado
2 grandes dentes de alho picados
1 colher (sopa) de casca de limão ralada
¼ de xícara de alcaparras escorridas
2 colheres (sopa) de cebolinha verde em rodelas
1 cabeça de alface
Modo de fazer:
Aqueça 2 colheres de azeite em uma frigideira sobre fogo médio. Tempere os camarões com sal e pimenta e refogue até tornem-se opacos no centro ? cerca de 3 minutos. Reserve.
Misture os cinco ingredientes seguintes em uma tigela. Incorpore, misturando firme, 8 colheres de azeite e tempere com sal e pimenta. Junte os camarões, as alcaparras e as cebolinhas. Deixe esfriar um pouco, cubra e leve à geladeira por um mínimo de 3 horas ? ideal é de um dia para o outro.
Arranje as folhas de alface em pratos de servir. Ponha os camarões por cima, dividindo por igual. Espalhe um pouco mais da marinada por cima. Se quiser, guarneça com rodelas de limão e ramos de endro.
Rendimento: 8 porções.
Robalo com pesto de ervas
Ingredientes:
6 colheres (sopa) de suco de limão (siciliano, de preferência)
6 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
3 colheres (sopa) de manjericão fresco
3 colheres (sopa) de cebolinha verde
3 colheres (sopa) de salsinha
6 filés de robalo de 200g cada
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
Modo de fazer:
Bata os primeiros cinco ingredientes no mixer. Tempere o molho com sal e pimenta.
Aqueça uma grelha (grill de forno ou sobre chama). Pincele os filés com o azeite e tempere com sal e pimenta. Grelhe até que os filés estejam opacos no centro, cerca de 5 minutos de cada lado.
Transfira os filés de peixe para os pratos. Despeje o molho por cima. Sirva com batatas salteadas na manteiga e ervilha-torta.
Rendimento: 6 porções.
Mignon ao molho roquefort
Ingredientes:
4 medalhões de filé mignon
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho picados
¾ de xícara de vinho do Porto
½ xícara de creme de leite
125g de queijo roquefort esfarelado
2 colheres (chá) de salsinha finamente picada
Modo de fazer:
Tempere os dois lados da carne com sal e pimenta. Selecione um frigideira grande o suficiente para caber todos os medalhões com folga. Aqueça o azeite em fogo médio e junte os medalhões até dourarem de um lado, por cerca de 5 minutos. Vire-os e doure-os do outro lado, até que o sangue comece a suar na superfície da carne ? mais 3 minutos. Transfira para um prato aquecido e cubra com papel-alumínio.
Na mesma frigideira ponha o alho e o Porto e aqueça em fogo alto, mexendo com uma colher de pau para retirar todos os resíduos de carne grudados ao fundo. Deixe ferver até reduzir o líquido a 1/3 de xícara, por cerca de 2 minutos. Acrescente o creme de leite e ferva novamente por mais 2 minutos, para reduzir à metade. Adicione finalmente o queijo e mexa até derreter e o molho engrossar. Verifique o tempero.
Transfira os medalhões para pratos individuais e cubra-os parcialmente com o molho. Salpique com a salsinha picada.
Sirva com cogumelos frescos refogados.
Rendimento: 4 porções.
Natas do Céu
Ingredientes:
5 ovos
200 g de creme de leite fresco
300 g de açúcar
Modo de fazer:
Separe as gemas das claras.
Numa panela pequena, leve ao fogo 200 g de açúcar com 150 ml de água. Deixe ferver cerca de 3 minutos, depois retire e deixe esfriar. Junte as gemas e misture muito bem. Leve de novo ao fogo, mexendo sempre com a colher de pau, até ferver, depois retire e deixe esfriar.
Misture 50 g de açúcar ao creme de leite e bata para fazer um chantilly.
Bata as claras em neve, junte-lhes o açúcar restante, batendo sempre energicamente e, cuidadosamente, misture-as no chantilly, sem bater.
Numa taça ou em tacinhas, ponha colheradas de chantilly alternadamente com os ovos moles. Guarde na geladeira até a hora de servir. Se quiser, pode polvilhar com nozes ou amêndoas picadas.
Rendimento: 6 porções.
Espuma de caqui
Ingredientes:
8 caquis médios descascados e picados
2 xícaras de açúcar
12 gemas
3 xícaras de leite
1 pacote de gelatina sabor morango
1 pacote de gelatina sem sabor
2 caixinhas de creme de leite
Modo de fazer:
Bata os caquis no processador até obter um purê ralo.
Coloque na batedeira o açúcar, as gemas e bata durante 5 minutos ou até a gemada ficar bem cremosa e macia. Acrescente 2 xícaras de leite fervente e misture delicadamente com um fouet ou uma colher de pau. Cozinhe a mistura em banho-maria por 20 minutos. Reserve.
Dissolva a gelatina no restante do leite aquecido e junte o purê de caqui. Despeje sobre a gemada com leite e leve novamente à batedeira, por mais 5 minutos ou até que a mistura esfrie. Incorpore o creme de leite.
Distribua em recipientes individuais e leve à geladeira por cerca de 3 horas, até que o creme fique firme.
Rendimento: 12 porções.