A editora Larousse do Brasil lança esse mês a obra Larousse da Cozinha do Mundo ? Europa e Escandinávia, quarta obra da coleção, que tem como objetivo apresentar não apenas a culinária, mas a cultura dos cinco continentes do mundo. Originalmente produzida pela equipe editorial da Larousse da França, a versão brasileira do livro conta com a consultoria de Adriana Baretto Figueiredo, especialista em produções gastronômicas, e com apresentação do chef Claude Troisgrois.
Larousse da Cozinha do Mundo ? Europa e Escandinávia apresenta com detalhes a culinária e a cultura de países como a França, Grã-Bretanha, Irlanda, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Suíça, Alemanha, Áustria e Escandinávia. São mais de 200 receitas e 120 fotos coloridas que levam o leitor a uma viagem por pratos conhecidos e desconhecidos.
Para cada país, ou conjunto de países, o livro traz uma introdução sobre sua cultura e culinária, além de uma sugestão de cardápio típico e de curiosidades. Segundo o chef Claude Troisgrois, o conteúdo do livro, Larousse da Cozinha do Mundo ? Europa e Escandinávia, é de grande valor para todos os profissionais ou amadores, apaixonados pela arte culinária, pois permite conhecer um pouco mais dessa maravilhosa profissão.
O leitor terá a oportunidade de descobrir na obra, por exemplo, porque os crepes suzette têm esse nome; que na Inglaterra toma-se chá 4 vezes ao dia; que a Holanda incorporou um hábito indonésio em sua tradição culinária e que o famoso bolo de cenoura é uma receita tradicional da Alemanha.
Depois desta introdução, seguem-se as receitas, divididas em entradas, molhos, pratos principais e sobremesas. Embora muitos países não usem essa divisão em suas refeições, optou-se por segui-la para facilitar a elaboração de um cardápio. Porém, nada impede que o leitor componha a refeição da maneira que desejar.
As receitas são explicadas detalhadamente e trazem o tempo de cozimento, o rendimento e a sugestão de bebida que melhor acompanha o prato. No final das receitas, há conselhos que permitem adaptar o prato, no caso de ingredientes exóticos ou sazonais, escolher acompanhamentos ou misturar sabores. O livro traz também detalhes sobre as tradições locais, as técnicas e o material de preparo.
A obra conta ainda com páginas especiais que tratam de alguns pratos que são destaque em seus países de origem e no mundo, como por exemplo, o foie gras francês, o Christmas pudding inglês, as marinadas alemãs e o smörgåsbord sueco. O próximo volume da coleção tratará da cozinha do Oriente Médio, África e Índico.