Cozinha Brasil chegará a todo o país até o fim do mês, diz Meneghelli

Até o fim deste mês, todos os estados e o Distrito Federal estarão equipados com unidades móveis do Programa Cozinha Brasil. O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Jair Meneghelli, durante o lançamento do programa no Rio Grande do Sul, nessa terça-feira. Ele destacou o caráter educacional do programa, que tem como proposta ensinar a prática de uma alimentação saudável, nutritiva e sem desperdício, alcançando todas as camadas sociais.

Segundo Meneghelli, a iniciativa do Sesi e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é patrocinada pelas empresas e inclui cursos de aproveitamento integral dos alimentos e educação alimentar, ministrados em unidades equipadas com cozinhas. Ele disse ainda, que 15 estados já contam com o projeto, que também foi procurado por outros países.

Presente no lançamento do Cozinha Brasil, na Federação das Indústrias do Estado (Fiergs), o secretário do MDS, José Giácomo Baccarin, destacou que o programa ajuda a resolver dois grandes problemas do Brasil: acesso à alimentação e qualidade do que se come. "Existem 11,2 milhões de famílias abaixo da linha da pobreza no país. Ao mesmo tempo, 14% da população é obesa" disse Baccarin.

O presidente do Sistema Fiergs, Renan Proença, ressaltou que avaliação da primeira fase do projeto, que já está em pleno andamento no Rio Grande do Sul, é positiva, pois o Cozinha Brasil "dissemina a reeducação alimentar, permitindo à comunidade o acesso ao preparo de refeições de alto valor nutricional e baixo custo". Ele ressaltou que "uma sociedade só será livre e desenvolvida quando puder ajudar a população mais pobre a ter condições de se inserir no mercado, produzindo e consumindo".

No Rio Grande do Sul já foram treinadas 1.115 pessoas em Porto Alegre, Rio Grande, Sapucaia do Sul e São Leopoldo, alcançando um público de 1.115 pessoas. Até o final do ano, estão previstos cursos em Pelotas, Guaíba, Charqueadas, Lajeado, Esteio, Gravataí, Cachoeirinha, Santa Cruz do Sul, Livramento, Uruguaiana, Canoas, Estância Velha, Novo Hamburgo, Passo Fundo e Erechim. A previsão é proporcionar treinamento para mais de 4.000 pessoas, entre agentes multiplicadores e representantes da comunidade.

O programa já treinou 21 mil pessoas no Brasil e deve alcançar até 2006 124 mil pessoas nos 27 estados. Além do Sesi e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, são parceiros do Cozinha Brasil, as empresas Petrobrás, Fundação Banco do Brasil, Companhia Brasileira de Alumínio, Banco Santander, Odebrecht, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Aeroportos Brasileiros, Infraero e Serviço Nacional da Indústria (Senai).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo