continua após a publicidade

Tudo pronto para o início da exposição CowParade em Curitiba. Amanhã (28), cerca de 30 vacas estarão pelas principais ruas e espaços públicos da cidade. A exposição, um dos maiores fenômenos mundiais de Responsabilidade Social, fica na Capital paranaense até o final de janeiro. Depois, as obras serão leiloadas, com verba revertida para as obras da Pastoral da Criança.

?Será o presente de Natal à população de Curitiba. A intenção é fazer com que a Cow Parade Curitiba seja referência na venda das obras de arte, assim como foi na elaboração dos trabalhos?, afirma Ester Krivkin, uma das organizadoras da CowParade no Brasil.

Entre as obras expostas estão trabalhos de artistas convidados pela organização do evento e de artistas selecionados em um concurso realizado em agosto, onde houve mais de 700 projetos inscritos. Tem a Vaquinha de Presépio, de André Malinski; Cow Toys, de Cristina Abdo; Vaca Leite Quente, de Denise Maria Chybior e Fernanda Frantz; Todas as Vacas Passarão, eu Passarinho, de Rogério Dias, entre outras.

A CowParade chega a Curitiba após passar por São Paulo e Belo Horizonte. Na Capital mineira, onde a exposição terminou no mês passado, foram arrecadados mais de R$ 800 milhões, repassados ao Servas – Serviço de Ação Social do Governo de Minas para projetos em conjunto com a Pastoral da Criança.

Evento

Em todo o mundo a CowParade já foi vista por mais de 100 milhões de pessoas, em pelo menos 31 cidades do mundo e arrecadou o equivalente a US$ 11 milhões para ações de responsabilidade social.

No Brasil a empresa responsável pelo evento é a TopTrend, sob comando das empresárias Ester Krivkin e Catherine Duvignau. Em Curitiba a empresa tem parceria com a Farah Service, em promoção com a Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal.

Para o diretor de Marketing da Fundação Cultural de Curitiba, Marcelo Cattani, a realização da CowParade é uma oportunidade de inserir a capital paranaense na rota dos grandes eventos culturais internacionais. ?É uma oportunidade também para revelar os nossos talentos num evento democrático e o maior de arte de rua do mundo?, afirmou Cattani.

A CowParade surgiu em Zurique, na Suíça, em 1998. As esculturas em formato de vaca foram criadas pelo suíço Pascal Knapp com o intuito de provocar o riso e permitir que o artista transportasse sua obra para o objeto vaca. Já foram feitas pelo menos 4.000 esculturas pelo mundo, em todo os continentes. O Brasil foi o primeiro país da América Latina a receber a CowParade no ano passado, quando as vacas invadiram São Paulo.

continua após a publicidade