São Paulo (AE) – As correntes que integram o Partido dos Trabalhadores (PT) estão reunidas hoje, na Capital, para uma prévia da reunião que ocorre amanhã, onde tomará posse o novo presidente nacional da legenda, Ricardo Berzoini, o novo Diretório Nacional e a nova Executiva. De acordo com os militantes, hoje à noite Berzoini vai se reunir com essas correntes para discutir uma maneira de chegar ao encontro de amanhã já com um consenso, principalmente no tocante ao preenchimento dos cargos.
Na composição dos novos cargos do partido, um dos nomes que encontra consenso, inclusive no Campo Majoritário, é o de Raul Pont para a secretaria-geral. Ele disputou o segundo turno do PED contra Berzoini pela corrente Democracia Socialista. Um outro nome cotado, para a secretaria de Relações Internacionais, é de Valter Pomar, que disputou a presidência do PT, nas últimas eleições internas da legenda, pela corrente Articulação de Esquerda.
Uma outra discussão que as correntes estão realizando é sobre a composicão do novo Diretório e Executiva nacionais. O Campo Majoritário, por exemplo, que tinha 42 vagas no Diretório Nacional, depois do PED, ficou com apenas 34 vagas, perdendo a maioria absoluta, já que o Diretório Nacional é composto de 81 vagas. Na Executiva Nacional, que tem um total de 21 membros, as mudanças também irão ocorrer e o Campo Majoritário também perderá espaço.