O presidente do Equador, Rafael Correa, iniciou seu mandato com a taxa de aprovação popular recorde de 73%, de acordo com pesquisa Cedatos/Gallup. "O número dá a Correa a mais alta taxa de aprovação de todos os presidentes equatorianos desde que a fase democrática começou, em 1979, e é a taxa de aprovação mais alta entre todos os presidentes latino-americanos, semelhante à de Nestor Kirchner na Argentina", diz nota dos autores da pesquisa.
Para 68% dos entrevistados, Correa tem alto nível de credibilidade; 14% disseram não acreditar nele e 18% não opinaram. A taxa de aprovação ao novo ministério alcançou 67%; 77% dos entrevistados disseram aprovar a convocação de uma Assembléia Constituinte, enquanto 12% são contra e 11% não opinaram. O discurso de posse de Correa, no dia 15 de janeiro, foi aprovado por 74%, enquanto 12% dos entrevistados não o aprovaram e 14% não opinaram.
Sobre o novo Congresso equatoriano, que assumiu em 5 de janeiro, apenas 13% dos entrevistados deram opinião favorável, enquanto 68% manifestaram desaprovação e 19% não opinaram; apenas 11% disseram que os congressistas têm credibilidade, enquanto 79% disseram não acreditar no que os integrantes do Legislativo dizem e 10% não opinaram.
Foram entrevistadas 1.672 pessoas maiores de 18 anos, residentes em áreas urbanas, entre os dias 16 e 18 de janeiro; a margem de erro é de 3 pontos porcentuais. As informações são da Dow Jones.